sábado, 19 de setembro de 2009

AVALIAÇÃO - 4ª Oficina de Língua Portuguesa









No dia 17 de setembro realizamos a oficina sobre Avaliação que foi iniciada pela leitura do roteiro e, em seguida, da mensagem “Receita de Olhar” de Roseana Murray que nos levou a reflexões diversas a respeito da importância de vislumbrarmos a avaliação como um processo e, seu resultado pertencente a vários segmentos: instituição, escola, pais, comunidade e não somente ao aluno. Essa abordagem foi reforçada com a apresentação dos vídeos: “A vida é uma só” e “Ler devia ser proibido”.

Ao longo do trabalho, buscamos enfocar as concepções de currículo e avaliação defendidas pela SEC, os tipos de avaliação (interna e externa), suas modalidades e funções. Analisamos questões do ENEM e da Prova Brasil com o auxílio das Matrizes de Referência de Língua Portuguesa com seus tópicos e descritores. Para ampliar as discussões, apresentamos algumas frases, em slides, extraídas principalmente dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Concluímos esse momento lendo o texto de Denise Pellegrini, Avaliar para ensinar melhor.

No momento de exposição sobre os diversos tipos de avaliação externa, a professora cursista Rozânia Magalhães aproveitou o contexto e informou a todos que a UNEB – Campus VI – Caetité obteve a nota 4,0 no ENADE, o que alegrou os presentes tendo em vista ser a máxima 5,0.

Também foram abordados os resultados do SAEB e do IDEB 2007 – Língua Portuguesa e Matemática; as orientações para elaboração de itens (PROVA BRASIL) e a relação coesa existente entre o trabalho do GESTAR com os tópicos e descritores da PROVA BRASIL.

Durante toda a oficina utilizamos diversos questionamentos levando os professores a refletirem o porquê que os alunos aprenderam e o que ainda não foi apropriado; por que não aprenderam; onde está o nó: nos alunos, no professor, na escola, nas metas de aprendizagem da proposta escolar e/ou nas políticas educacionais adotadas; que novas ações precisam ser empreendidas pela equipe escolar e pelos professores de cada turma e o que está funcionando e deve ser mantido no trabalho escolar pertinente à avaliação.

Dando continuidade, o objetivo da oficina foi construído pelos presentes tendo por base as palavras-chave: discutir, aprendizagem, avaliação, currículo, processo, analisar, conhecimento, SAEB, PROVA BRASIL,ENEM.
O formulário para avaliação foi entregue ao final para que cada cursista pudesse registrar suas impressões sobre a oficina e, dessa forma, proporcionar o crescimento da formadora.
Podemos afirmar que o resultado foi positivo, os docentes estavam interessados e demonstraram conhecimentos em relação à maioria dos pontos abordados.

1 comentários:

Unknown disse...

"É mais interessante descobrir novos mares por onde navegar do que velhos portos onde ancorar."
A "Avaliação para a Aprendizagem" requer este pensamento: novos rumos, novos caminhos, novos OLHARES...