A segunda oficina do mês – Portfólio - foi realizada no dia 08/10/2009 e contou com a presença de 24 cursistas. Utilizamos a sala da escola polo, IEAT – Instituto de Educação Anísio Teixeira.
O trabalho foi desenvolvido de acordo com a proposta constante na formatação específica. Iniciamos o encontro com a seguinte mensagem “Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram” de Alexander Graham Bell, enfocando, através de discussões, a importância de experimentar novos caminhos.
A dinâmica utilizada, a música “Tocando em Frente” e as palavras expostas no quadro levaram os presentes a diversas reflexões acerca da necessidade pessoal e profissional de experimentar, refletir e assumir novos desafios com dinamismo em busca de significativas construções, de importantes aprendizagens.
No momento da leitura do Texto “O que é um portfólio” e apresentação dos elementos que o compõem, atividade realizada após a tempestade de ideias geradas pelo questionamento “O que é um portfólio”, várias questões foram abordadas e muitas dúvidas sanadas em relação ao instrumento apresentado.
Com a divisão dos grupos e construção de um painel/portfólio com o registro das oficinas vivenciadas até o momento, obtivemos momentos de muita reflexão e participação, principalmente no espaço destinado à socialização das produções.
Foram, em seguida, apresentados os critérios de Avaliação de um portfólio, ressaltando a importância desse instrumento como suporte ao trabalho a ser realizado por cada docente.
Os momentos que se sucederam foram destinados à entrega e socialização dos anteprojetos, por escola, nos quais as problemáticas e temáticas foram apresentadas e comentadas.
Ao final, os cursistas relembraram as etapas da oficina com o apoio do roteiro exposto no ambiente e fizeram a avaliação crítica dos trabalhos realizados.
Nesse encontro percebemos nitidamente que os docentes realmente desejam aprender cada vez mais e, apesar de acharem trabalhosa a construção do portfólio, sentem-se interessados em conhecer esse novo instrumento.
Vale ressaltar que, dentre as avaliações em sua maioria positivas, alguns professores registraram a necessidade de utilizarmos mais os materiais do GESTAR nas oficinas e agilizarmos o tempo destinado à sensibilização e dinâmicas.
Foram tecidos, também, comentários a respeito do espaço utilizado: claridade excessiva para projeção, muito calor (janelas sem condições de serem abertas), bem como o barulho externo e interno (alunos e intervalos entre aulas).
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