A nossa 10ª oficina teve como objetivo discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise linguística. Foi realizada no Auditório da DIREC24 e, para acolher os cursistas, utilizamos o poema “Criação” de Gilberto Mendonça Teles.
Como de praxe, falamos sobre objetivo e apresentamos o roteiro de trabalho. Utilizamos também excertos de poemas ou declarações de autores sobre Gramática para fundamentar nossas discussões.
A exibição da charge “cotidiano_aula_de_portugues”, sobre a reforma ortográfica foi bastante interessante e favoreceu a explanação sobre o tema a ser trabalhado nessa manhã.
Continuando a sensibilização, apresentamos o enunciado “Morda a Minha Língua” e, em seguida, ouvimos a música de título semelhante da autora Eliana Printes. A partir desse material, diversos comentários foram tecidos buscando estabelecer relações entre a letra da música e o dia-a-dia do professor, dentre outras.
Discutindo conceitos, mobilizamos os conhecimentos prévios dos presentes sobre o assunto proposto, dando margem para, em seguida, a formação de grupos enfatizando os tipos de gramática (interna, descritiva e normativa) e os de ensino (produtivo, reflexivo e prescritivo).
A participação dos presentes foi sendo intensificada a cada etapa proposta inclusive no momento da socialização do texto de referência – TP2 (págs. 36 e 37).
Demos prosseguimento analisamos um texto de um aluno, com o qual exploramos o ensino reflexivo da gramática, o trabalho com leitura e produção textual e a análise linguística em sala de aula.
Vários comentários foram tecidos durante todo o encontro, abordando sempre a idéia de concessão, situação contrária, companhia e as condições características momentâneas do sujeito.
Mobilizando os cursistas para a próxima oficina e solicitando a avaliação do encontro, encerramos nossos trabalhos.
Em relação à análise crítica do encontro, dessa vez deixo por conta dos registros feitos no instrumento avaliativo entregue aos cursistas, cuja transcrição encontra-se postada no espaço comentários deste blog.
Relatórios das oficinas
Há 14 anos
2 comentários:
Solte sua língua sobre o que vivenciou no nosso encontro!
R1/ Muitas vezes ficou claro o receio de falar sobre a tão temida “gramática”. Mas, conforme foi acontecendo a oficina fomos nos soltando e tornamos a oficina bastante reflexiva.
R2/ Trabalhar Gramática é muito difícil e algumas estratégias às vezes não funcionam. É muito bom poder compartilhar as vivências do trabalho com a Gramática em nossa escola e o Gestar só tem contribuído com tudo para aperfeiçoamento do nosso trabalho e prática pedagógica.
R3/ Foi uma oficina que fez refletir sobre a importância da gramática em sala de aula. A gramática parece um bicho-papão, porém se faz importante, mas de forma contextualizada e significativa.
R4/ Regras, normas existem para organizar um grupo, o meio (pelo menos essa é a intenção). Na oficina de hoje refletimos sobre o uso da gramática e percebemos que a norma deve ser aplicada, mas de uma forma significativa.
R5/ O encontro de hoje nos fez refletir sobre uma questão muito importante, que é o ensino da gramática. Ficando claro que a gramática é “um mal necessário”, pois é indispensável trabalhá-la, mas da maneira correta, adequada, mostrando ao aluno sua funcionalidade.
R6/ Muito bom! Reflexões sobre o trabalho de gramática na escola.
R7/ Não dar tanta importância à gramática nas produções dos nossos alunos. Dar a sua devida importância, mas
Não a ponto de corrigi-lo demais e atrapalhar a criação de ideias.
R8/ Essa oficina foi ótima, pois nos fez refletir sobre nosso trabalho no ensino de gramática e nos mostrou a importância que a reescrita de um texto pode mudar a concepção do ensino de gramática. Valeu mesmo!
R9/ Como todos os demais, o nosso encontro de hoje foi proveitoso. Refletimos a nossa prática e interagimos com os colegas. Me fez ver a gramática normativa (o ensino) de outra forma. Agora sim, estarei trabalhando melhor!!!
R10/ Pude compreender o quanto trabalhar a gramática contextualizada é imprescindível para que o aluno compreenda melhor os conceitos (regras). Foi interessantíssima, gostei muito.
R = Resposta
Solte sua língua sobre o que vivenciou no nosso encontro!
R11/ O encontro foi bastante proveitoso, as discussões foram enriquecedores. As reflexões forma interessantes e nos trouxe diversas maneiras de refletir sobre o uso da gramática.
R12/ Foi muito proveitoso, a gente vive com a gramática na língua.
R13/ O encontro de hoje foi muito bom, pois através de discussões sobre as questões ligadas ao ensino da gramática, que foi muito proveitoso, aprendi muito!
R14/ Falar de gramática não é fácil, como não é fácil ensiná-la ao aluno. São tantas sugestões, mas na prática ... ainda estou em processo de aprendizagem nesse aspecto.
R15/ O encontro de hoje foi maravilhoso, como sempre, muita reflexão, troca de experiência e novidades. Muito bem passado e a recepção por todos foi ótima. Realmente estamos tendo um novo olhar, um novo caminhar!
R16/ A nossa formadora nos passa um grande conhecimento e assim nos deixa com um grande entusiasmo e assim foi provado: conhecimentos, inovação a cada dia mais. Beijos!
R17/ Por instantes sinto-me em plena sala de aula; visualizo os meus gestos, os meus hábitos, as minhas rabugices... Quando “retorno” para a oficina, trago a certeza de que estou no caminho certo: sei onde quero chegar e encontrei no Gestar o amigo que caminhará ao meu lado.
R18/ Este encontro foi produtivo em termos de reflexão sobre o ensino da gramática, principalmente quanto ao objetivo que temos com o estudo da nossa língua.
R19/ Entre troca de informações, depoimentos, experiências ... muita gente soltou o verbo.
R20/ Falar sobre língua é sempre muito importante, é discutindo que temos oportunidades de aprender a melhor forma de ensinar. Hoje sinto que ganhei ânimo para inovar mais ainda a forma de conduzir meu aluno a uma aprendizagem significativa.
R= Resposta
Postar um comentário