Após esse momento, foram desenvolvidas ações na quinta e sexta-feira abrangendo uma “Reflexão sobre as práticas inovadoras dos educadores e diretrizes político-pedagógicas para a reorientação do currículo”. As discussões propostas permearam itens como estrutura curricular, critérios de seleção de conteúdos, metodologias e práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem e percurso educativo – progressão parcial, reclassificação e recuperação paralela. Como produto desse momento foi construída uma proposta, pelo coletivo de professores, enfatizando um ensino mais contextualizado e comprometido (disponível no site www.direc24.com.br , espaço [arquivos].
Nas semanas que se seguiram, o trabalho foi realizado em polos, nos municípios. Como proposta, trabalhamos com os docentes o caderno 3 – Currículo, Conhecimento e Cultura, da Série Indagações sobre o Currículo, material disponível no endereço: www.sec.ba.gov.br/jornadapedagogica .
Ao final do mês, no dia 24, participamos da Videoconferência Modelagem Matemática: a Matemática no dia-a-dia e o dia-a-dia na Matemática, proferida pelo Professor Doutor Jonei Cerqueira Barbosa. Esse encontro foi produtivo e nos fez refletir sobre o trabalho realizado em nossas escolas bem como a necessidade de estar contextualizado com a realidade dos alunos.
0 comentários:
Postar um comentário