No intuito de atingir o objetivo de refletir como os elementos coesivos e as relações lógicas constituem a continuidade de sentido em um texto, iniciamos nossa oficina apresentando o texto “Elos da Vida”. Foi um momento interessante, pois a leitura nos fez refletir sobre os diversos “laços” em nossas vidas, tanto em termos pessoais como profissionais.
O trabalho com os envelopes contendo silogismos teve que ser adaptado, pois no momento nem todos os cursistas haviam chegado. Assim sendo, cada um dos presentes recebeu três envelopes e, os demais, assim que chegavam, iam se integrando à atividade em pauta. Esse foi um importante espaço para comentarmos sobre o estabelecimento de relações lógicas.
O estudo do texto de referência, TP5 , págs. 166 e 167 levou os professores a um contato mais intenso com o objeto de nosso estudo: coerência e coesão textual. Após degustação do texto, em grupos, os gestaleiros apresentaram em folhas de flip-chart suas reflexões a respeito da leitura realizada através de desenho e frases/tópicos.
Dando continuidade aos trabalhos, os grupos analisaram atividades por nós propostas do AAA5 e TP5 e, em seguida, sistematizaram suas reflexões abordando o assunto da unidade do TP, as séries mais indicadas para que a sugestão seja aplicada, extrapolações possíveis e supressões, bem como os tópicos e descritores a serem contemplados. Vale ressaltar que, nesse encontro, tivemos um cuidado maior com o tempo a ser dispensado para essa atividade porque percebemos em oficinas anteriores que, apesar de contemplarmos a execução da atividade, esta era feita com um controle de tempo muito grande, impedindo de certa forma uma abordagem mais descontraída.
Sistematizando esse momento usamos slides para ratificar os estudos e conclusões acerca dos assuntos coesão e coerência.
A avaliação, em seguida proposta, gerou muita curiosidade, pois colocamos as comandas fechadas durante toda a oficina. No momento em que íamos abrindo cada uma, levantávamos hipóteses sobre o que estava escondido e isso motivava os presentes. Ao final eles construíram frases avaliativas, por grupos e, numa folha de flip-chart, “enlaçaram” os textos usando elos adequados.
Optamos para finalizar o encontro pela leitura do texto “O laço e o abraço” seguida de comentários a respeito da importância das relações como um todo.
Dando continuidade aos trabalhos, os grupos analisaram atividades por nós propostas do AAA5 e TP5 e, em seguida, sistematizaram suas reflexões abordando o assunto da unidade do TP, as séries mais indicadas para que a sugestão seja aplicada, extrapolações possíveis e supressões, bem como os tópicos e descritores a serem contemplados. Vale ressaltar que, nesse encontro, tivemos um cuidado maior com o tempo a ser dispensado para essa atividade porque percebemos em oficinas anteriores que, apesar de contemplarmos a execução da atividade, esta era feita com um controle de tempo muito grande, impedindo de certa forma uma abordagem mais descontraída.
Sistematizando esse momento usamos slides para ratificar os estudos e conclusões acerca dos assuntos coesão e coerência.
A avaliação, em seguida proposta, gerou muita curiosidade, pois colocamos as comandas fechadas durante toda a oficina. No momento em que íamos abrindo cada uma, levantávamos hipóteses sobre o que estava escondido e isso motivava os presentes. Ao final eles construíram frases avaliativas, por grupos e, numa folha de flip-chart, “enlaçaram” os textos usando elos adequados.
Optamos para finalizar o encontro pela leitura do texto “O laço e o abraço” seguida de comentários a respeito da importância das relações como um todo.
0 comentários:
Postar um comentário