quinta-feira, 17 de março de 2011

IEAT, mais uma Experiência Significativa


Projeto aplicado na turma 9o ANO B do turno matutino do IEAT, Caetité-BA, no período de 29.03.10 a 17.05.10, compreendendo etapas da Ia e IIa Unidades do ano letivo de 2010.



Como registrou o diretor do Instituto de Educação Anísio Teixeira, a professora e cursista do GESTAR ZULEIDE VILASBOAS colocou em prática interessante projeto que levou os seus alunos a pesquisarem em profundidade os mecanismos de execução financeira daquela unidade escolar. Entrevistas, simulações, estratégias variadas e dinâmicas foram empregadas permitindo que os alunos exercessem a cidadania e a escola demonstrasse total transparência na gestão dos recursos do FAED, PNAE e todas as fontes de financiamento.
Com esta ação foi salientada a importância da Modelagem Matemática e sua essência como forma de potencializar o ensino-aprendizagem de uma maneira significativa. A proposta intitulada “Modelagem Matemática e a Aplicação de Recursos Públicos na Escola” levou à comunidade escolar, conforme explicitado no projeto em questão, reconhecer que o dinheiro público vem dos impostos e taxas que pagamos e que, portanto, não podemos deixar de nos comprometer com os nossos direitos e deveres de cidadãos; proporcionar aos alunos o acesso à socialização do conhecimento previamente construído, compreendendo-o, transformando-o e relacionando-o a partir de suas próprias experiências; aplicar o raciocínio, lógico e dedutivo na resolução de situações-problema; discutir a importância do Orçamento Participativo dentro da escola; adotar posturas, na escola e fora dela, que nos proporcionem de fato o exercício da cidadania.
Foi uma experiência riquíssima, contando com  a participação de todos os alunos envolvidos, bem como integrantes da comunidade escolar. O Projeto pode ser consultado na íntegra no espaço [ARQUIVOS] do site da 24ª Diretoria Regional de Educação, http://www.direc24.com.br/arquivos.php?p=5
 
Projeto IEAT - Modelagem Matemática - 03/08/2010
Extensão: DOC - Tamanho: 578 K

0 comentários: