sábado, 15 de agosto de 2009

Vamos em frente...

Mais uma etapa vencida ...
Portas abertas para próximo ciclo!!!

Participei no dia 12/08, em Vitória da Conquista, do encontro para conclusão do Curso de Formação Continuada – Mídias na Educação / Ciclo Básico, fazendo a apresentação do Projeto Final intitulado: OS PACTOS DE LEITURA E A INTERTEXTUALIDADE – USO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS.

O referido projeto foi apresentado através de slides, com diversos anexos ilustrativos e tinha como objetivo "Discutir a importância da leitura destacando alguns elementos necessários para a compreensão: os pactos de leitura e a intertextualidade, utilizando recursos midiáticos".

Esse encontro foi realizado no espaço do NTE16 e iniciou com a apresentação da tutora Nicéia Maria de Figueiredo Souza Melo que deu-nos as boas-vindas e fez a entrega/leitura de uma mensagem que realçava a importância do “caminhar” e alcançar sonhos.

Em seguida, Nicéia fez um retrospecto do nosso percurso, salientando – com o uso de slides – os módulos estudados: Integração de Mídias na Educação e Módulos Básicos TV e Vídeo, Rádio, Material Impresso, Informática e Gestão de Mídias, enfatizando a importância da função do professor como gestor desses recursos.

A mediadora também informou-nos sobre recebimento de certificados, o ciclo intermediário e a última etapa: especialização. Prosseguindo, solicitou que cada um de nós apresentasse sua proposta o que foi prontamente atendido. Encerrando os trabalhos foram tecidos vários comentários e preenchida uma avaliação sobre o curso.

É importante registrar que esse curso promovido pelo MEC foi muito produtivo pois contou com materiais riquíssimos, muito estudo, participação em chat’s, fóruns, registro em “diário de bordo” e construção de materiais para postagem na biblioteca do ambiente E-proinfo.

O seu bom andamento também contempla o mérito das tutoras, no início Soraia e atualmente Nicéia, como já registrado acima, ambas sempre atentas às nossas solicitações. As dificuldades encontradas foram geradas por conta da desistência dos demais cursistas. ( De 50, apenas 4 concluíram).

Etapa encerrada, ficou a vontade de iniciar a próxima e a sensação maravilhosa de ter alcançado uma meta.

1 comentários:

Isabel Cristina disse...

Judite, fiquei chocada com o nº de concluintes. Li o seu post e me identifiquei, pois estou na turma de especialização em tecnologias da educação (e-proinfo/MEC-PUC RJ)e hoje foi a aula inaugural. Percebi que pairava um ar de desconfiança sobre grande parte dos professores , ouvi comentários de toda natureza, alguns estarrecedores. Nossos alunos estão antenados e atualizados com o "novo" ( e-mail, tweteer, blog, celulares etc.) e muitos de nós ainda resiste a básica inclusão digital, não sei se rimos ou se choramos. Pergunto-me se o fato de o professor recusar-se, ou mesmo desistir de atualizar-se tem contribuido para que os alunos achem as aulas tão desinteressantes e, assim sendo, quais os caminhos para chegar fazer com que esse profissional amplie os seus horizontes? Como podemos fazer com que o professor veja que a informatização, bem como todo o avanço tecnológico, é um caminho sem volta? Infelizmente não podemos por em discussão a recusa do professor sob uma ótica tão simplista, como profissionais que somos sabemos que o desestímulo é somente a ponta do iceberg. Fico entristecida com esses números, eles me deprimem. Prefiro pensar que um dia desses haverá uma revolução dentro de cada um de nossos colegas e que a partir daí a educação e o mundo serão diferentes. Sei que faço a minha parte, mantenho-me inserida social e culturalmente e, tento promover a inserção de todos que eu posso. Caramba! Fiquei empolgada. Voltemos.
Querida, seu trabalho, seu texto e seu comprometimento são inspiradores adoro passear pelo seu blog. Bjks e muito sucesso!