O encontro no qual trabalhamos com o TP5 – Estilística e Coerência aconteceu no dia 22, na própria sala do GESTAR II, na DIREC-24, que teve que ser adequada para que cumpríssemos nossa agenda de trabalho tendo em vista que a reserva que fizemos do auditório da DIREC-24 foi cancelada por necessidade da COARE e, a sala da escola polo utilizada na oficina anterior foi avaliada pelos cursistas como inadequada e, na data citada, o referido polo estava realizando a Feira de Educação, impossibilitando assim a utilização de outro espaço físico. Também alteramos o horário, atendendo necessidades de participantes de outros municípios, sendo cumprido o de 7h30min as 11h30min (anteriormente era das 8h as 12h].
Dificuldades resolvidas, iniciamos a oficina fazendo uma sensibilização com a utilização de imagens e trechos que se completavam, levando os cursistas a interagirem mentalmente com as questões e, dessa forma, foi possível explorarmos escolhas, palavras, estilo e coerência.
Dando seguimento, realizamos o trabalho com a gravura e texto do “frango”, a pergunta-chave, as possíveis respostas e seus autores. Foi um momento interessante, descontraído e conceitualmente produtivo. Os presentes se envolveram bastante com a atividade reforçando os conhecimentos acerca de estilos diversos.
Para agrupar os “gestaleiros”, utilizamos os fragmentos de músicas com estilos diferentes. Nessa hora surgiram discussões importantes sobre o registro informado sobre o estilo musical apresentando. Foi também uma atividade que conseguiu envolver os presentes. Usamos folhas xerografadas com os pedacinhos das músicas e pudemos ouvi-los com atenção.
A leitura do texto de referência proposta, bem como a produção das “sínteses” de seus parágrafos ou partes, em tiras de papel, por grupos, realçaram ainda mais a importância da coerência e dos interlocutores enquanto atores nessa construção.
No momento da análise e apresentação dos “avançando na prática”, apesar de termos utilizado um curto tempo, os professores interagiram e relataram ter sido um momento muito importante, pois os fez refletirem sobre a atividade mais adequada a ser aplicada junto aos seus alunos. Com relação às atividades do AAA5, sugerimos uma pertinente a estilística.
Utilizamos parte da oficina para orientar os professores em relação às novas datas das oficinas tendo em vista o encontro com o MEC em Salvador, bem como os prazos para entrega dos próximos relatos. Enfatizamos também nesse momento pontos a serem corrigidos que foram observados nos relatos entregues e já devolvidos aos cursistas.
Ao final da oficina, mobilizamos os presentes para o próximo encontro e entregamos a avaliação para que a mesma fosse preenchida.
Pudemos avaliar nesse encontro que, apesar do espaço pequeno, a alteração do horário, bem como a ênfase do trabalho no material do GESTAR e maior enfoque aos conteúdos abordados atenderam satisfatoriamente os anseios dos professores cursistas.
De acordo com as avaliações produzidas, percebemos que alcançamos nossos objetivos, pois foram utilizadas as seguintes palavras pelos docentes para expressarem suas impressões sobre a oficina: motivação, dinâmica, organização, interessante, legal, sentido, envolvimento, construção, meta, aprendizagem, redescoberta, palavra, “estilosa”, agradável, partilha, produtividade, aprender, excelente, criatividade, interação.
3 comentários:
Este foi um encontro bastante proveitoso, desde a sensibilização com o "Por que o Frango atravessa a Rua?", passando pela musical divisão de grupos de trabalho, até o momento sempre muito especial de avaliação da oficina.
Estes encontros têm sido de extrema importância para o meu crescimento profissional e pessoal.
Por uma questão muito pessoal, particular, eu estava precisando de momentos como estes que o Gestar tem me proporcionado: momentos de reflexão,convivência, interação, harmonia, produção e calor humano.
O GESTAR tem sido um grande incentivo para CRESCER como PESSOA e PROFISSIONAL...
Este foi um dos melhores encontros até o presente momento. Do início até o final, a produção de conhecimento foi intensa, contribuindo para nosso crescimento profissional e, sobretudo, pessoal, já que os encontros fortalecem a convivência e harmonia.
O GESTAR, para mim, tem sido uma excelente experiência.
Ina Telma, gestaleira
Percebe-se que a Oficina "Estilística e Coerência" realizada no dia 23/10/09 sob a coordenação da Professora Judite Azevedo, contribuiu de forma significativa para os gestaleiros. Vale ressaltar que, quando o assunto é formação continuada, o programa GESTAR constitui-se como referência em nossa Rede de Ensino, uma vez que alia teoria à prática. Essa metoldologia contribui para um ensino contextualizado, portanto, mais significativo para os nossos alunos.
Parabéns!!
Jorge Adilson
Postar um comentário