quinta-feira, 12 de novembro de 2009

8ª Oficina - Argumentação e Escrita de Textos



Pelas avaliações feitas pelos cursistas, podemos analisar que esse encontro – TP6 – foi bastante gratificante. Complementando o “comando”: Sobre a oficina de hoje... CONCORDO COM... e DISCORDO DE ... eles relataram o interesse e aceitação pelo Gestar. Salientaram também a necessidade de tempo para a análise mais detalhada dos relatos.

Realmente foi uma oficina produtiva e descontraída, recheada de recursos audiovisuais e boas sugestões de trabalho.

Iniciamos com o vídeo espermatozóide, muito legal, que alavancou a discussão sobre os temas da oficina : Argumentação e escrita de textos.

Ao analisarmos as imagens de lugares distintos (praia;chuva; paisagem/natureza) aguçamos ainda mais as reflexões sobre escolhas e construção de argumentos, e, após a realização da proposta da atividade: construção de uma propaganda, discutimos sobre organização de idéias e estratégias de construção de texto.
No momento seguinte, “Vivenciando a Argumentação”, utilizando slides, refletimos sobre situações de escolha e mais comentários foram tecidos envolvendo os tipos de argumentação, reforçados na etapa posterior, leitura do “Texto de Referência”.

De posse de imagens de duas casas, demos prosseguimento à oficina com o momento “planejamento de escrita”. Em grupos, os gestaleiros construíram textos seguindo comandos de forma atenta e criativa. Para essa atividade, eles deveriam assumir papéis diversos, a depender do grupo (corretor de imóveis, noivo, dona de casa, arquiteto ou ladrão). Durante a socialização, enfatizamos o planejamento de escrita usado para a produção de textos.

Finalizamos o encontro mobilizando os presentes para a próxima oficina com a “Declaração de amizade” e solicitando o preenchimento das avaliações.

Nesse dia dinamizamos bastante o tempo das atividades, propositalmente, para ser possível utilizarmos os 15 (quinze) minutos finais para orientação dos professores em relação à correção dos relatos, tentando atender aos pedidos. É importante salientar que, como as oficinas tem acontecido e estão previstas para serem realizadas semanalmente e, os professores só possuem disponibilidade para plantões pedagógicos no dia dedicado ao encontro presencial, o atendimento personalizado ao cursista tem sido insuficiente.

Esperamos que, com uma carga horária menor no próximo ano, esse contato seja mais frequente e instrumentalize os docentes de informações mais específicas em relação aos seus trabalhos e, desta forma, possamos alcançar satisfatoriamente os resultados desejados.

4 comentários:

disse...

Olá Ju,

Mais uma vez a oficina superou minhas expectativas.

O curso "Gestar" tem sido bastante significativo e proveitoso, visto que podemos repensar nossas práticas e aumentar nossos conhecimentos.

Abraços,

Valeska

Verônica Aparecida Araújo Moreira / Caculé disse...

Participar do Gestar está sendo uma experiência maravilhosa, tanto pelo material quanto pela competência da formadora. A cada encontro eu me sinto uma nova professora, pois as discussões nos permitem ressignificar as nossas práticas em sala de aula.
Parabéns Judite pelo seu excelente trabalho.

Neusa Pacheco disse...

Estou amando as oficinas do Gestar.Nunca participei de um programa no qual tivesse acompanhamento enquanto realizo as atividades com os meus alunos. Sempre teoria. Teoria e mais teoria,sem uma retomada para repensar a prática com orientações antes e depois da atividade. Pena que esse acompanhamento não é constante nas escolas no decorrer de todo o ano letivo (como uma coordenação pedagógica!!!!!)!!!!.

DELMA CARDOSO GUMES disse...

Ju, embora sem muito tempo, leio todos os seus textos, pois aprecio muito a sua maneira de expor ele me proporcionam muitos conhecimentos. Realmente o seu trabalho com os cursistas é muito significativo. Continue com todo o dinamismo que lhe é peculiar e o sucesso virá por acréssimo