Linhas traçadas após planejamento junto à equipe central, começamos a planejar a primeira oficina do ano: “Devolutiva de Projeto / Psicopedagogia: Identidade Profissional e Pessoal”.
Realizada no dia 18 de março de 2010, teve por objetivo refletir sobre a identidade profissional do professor, estabelecendo relação entre sua identidade pessoal, sua história de vida e seu grupo social, bem como fazer a devolutiva de projetos.
Iniciamos a oficina com o poema “Avance Sempre” fazendo reflexões acerca das motivações que nos levam ao alcance dos nossos objetivos. Escutamos também a música “A Luz que Acende o Olhar” – Débora Blando, reforçando ainda mais as reflexões suscitadas.
Explicitamos, em seguida, o objetivo da oficina e fizemos a leitura do roteiro salientando as atividades que seriam desenvolvidas durante o encontro.
A dinâmica da autoimagem nos trouxe reflexões importantes a respeito de nossa identidade pessoal e profissional, salientando discussões diversas com uma participação efetiva. Nesse momento comentamos também sobre a autoestima.
Durante a leitura e discussão do texto identidade e da produção do acróstico percebemos que as reflexões se faziam presentes em cada letra colocada, em cada construção feita.
Antes de iniciarmos o trabalho com a análise dos projetos, finalizamos a primeira etapa da oficina apresentando aos cursistas o cronograma do ano, ratificando a importância da aplicação das atividades e contemplação das datas para entrega de cada uma, recordando a construção do portfólio bem como execução do projeto, registros e elaboração do portfólio.
Na segunda etapa do dia, atendemos cada escola dos municípios participantes para sanarmos as dúvidas referentes às anotações oriundas da correção dos anteprojetos. Como eram muitos projetos, agendamos plantões com as escolas da sede para que o atendimento realmente atendesse às necessidades de cada equipe.
A avaliação feita registrou que o encontro foi produtivo. Os cursistas utilizaram palavras como inovações, alegria, reencontro, desabafo, conhecimentos, interação, dentre outras, para registrarem “as flores que colhemos” nessa oficina.
0 comentários:
Postar um comentário