quinta-feira, 25 de março de 2010

13ª oficina - Pactos de Leitura e Intertextualidade

A 13ª oficina da turma 2009-2010, segunda deste ano, contemplou o TP1 – Unidade 4 (Pactos de leitura e Intertextualidade).

Na busca de mobilizar o cursista, utilizamos o livro “Abrindo Caminho” de Ana Maria Machado, a música Bom Conselho de Chico Buarque e os “improvérbios” de Jô Soares. Houve muito interesse dos cursistas e as discussões foram tecidas em torno das expectativas para cada leitura a ser realizada, bem como das análises pertinentes às informações implícitas no texto.

Apresentamos em seguida o objetivo da oficina (Discutir a importância da leitura, destacando alguns elementos necessários para a compreensão: os pactos de leitura e a intertextualidade) e nosso roteiro de trabalho.

Para incentivar a leitura do texto de referência, aprofundamento teórico, levantamos questionamentos pertinentes ao processo de leitura realizado em nossas escolas. Sistematizamos o estudo com o uso de slides reflexivos.

Buscando ir álem, grupos foram formados e intertextualidades abordadas (paráfrase, paródia, referência, citação, alusão, epígrafe, pastiche). Em todo momento os presentes participavam tecendo comentários e sugerindo atividades com base em suas práticas pedagógicas. Essas contribuições foram extremamente importantes e significativas, houve bastante interação.

Nosso trabalho também contemplou a leitura do texto “ O patinho realmente feio” e a matriz de referência de Língua Portuguesa – tópicos e descritores.

Salientamos em seguida a importância do uso do AAA para o planejamento das aulas e, ao comentar a sugestão da página 168 - Aula 6 – Ponto de Vista, aproveitamos o ensejo para realinhar as informações sobre a confecção dos relatos tirando as dúvidas surgidas.

O resultado da avaliação do encontro mostrou que os cursistas acharam-na produtiva, pois utilizaram carinhas alegres e satisfeitas para simbolizar a análise feita considerando o conteúdo trabalhado, as estratégias utilizadas, as discussões mediadas, ou seja, tudo referente à composição do trabalho realizado.

0 comentários: