quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

De volta aos trabalhos...

Iniciamos o mês de fevereiro, dias 01, 02 e 03, preparando as ações que seriam por nós desempenhadas na Semana Pedagógica 2010. Após reunião com o Diretor da DIREC24 e com a Coordenadora da CODEB, empenhamos em realizar estudos e organizar o material necessário.

Para embasamento, manuseamos a Portaria DO nº 1.1128/2010, a Resolução CEE nº127/97, vários artigos da LDB, os documentos “Diretrizes Regimentais” e “Gerenciando a Escola Eficaz” (ênfase em Recuperação Paralela, classificação e reclassificação, dentre outros temas) e o texto de Miguel Arroyo: Currículo: políticas e práticas.

O documento norteador do trabalho da DIREC, nos dias 04 e 05, foi o de referência encaminhado pela SEC/BA: Organização do Trabalho Pedagógico: os educadores e suas práticas.

No dia 04 - abertura do evento - aproveitamos a oportunidade para apresentar o programa GESTAR, dar informes diversos e divulgar amplamente que aberturas das inscrições para as novas turmas.

Após esse momento, foram desenvolvidas ações na quinta e sexta-feira abrangendo uma “Reflexão sobre as práticas inovadoras dos educadores e diretrizes político-pedagógicas para a reorientação do currículo”. As discussões propostas permearam itens como estrutura curricular, critérios de seleção de conteúdos, metodologias e práticas pedagógicas, avaliação da aprendizagem e percurso educativo – progressão parcial, reclassificação e recuperação paralela. Como produto desse momento foi construída uma proposta, pelo coletivo de professores, enfatizando um ensino mais contextualizado e comprometido (disponível no site www.direc24.com.br , espaço [arquivos].


Nas semanas que se seguiram, o trabalho foi realizado em polos, nos municípios. Como proposta, trabalhamos com os docentes o caderno 3 – Currículo, Conhecimento e Cultura, da Série Indagações sobre o Currículo, material disponível no endereço: www.sec.ba.gov.br/jornadapedagogica .

Sendo escalada para a sede desta DIREC, trabalhei com os professores de Língua Portuguesa e Matemática no IEAT, no dia 08/02 ,e vale dizer, que apesar de uma discussão extensa, os docentes se envolveram e relataram ao final que foi bastante significativo.

Ao final do mês, no dia 24, participamos da Videoconferência Modelagem Matemática: a Matemática no dia-a-dia e o dia-a-dia na Matemática, proferida pelo Professor Doutor Jonei Cerqueira Barbosa. Esse encontro foi produtivo e nos fez refletir sobre o trabalho realizado em nossas escolas bem como a necessidade de estar contextualizado com a realidade dos alunos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Resultado da Enquete 1



Resultado:

Todos os cursistas que responderam à enquete registraram que o GESTAR tem contribuído bastante para a prática/formação docente.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

JANEIRO_2010


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

FELIZ 2010!


Dê 02 cliques na gravura para visualizar melhor!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

11ª Oficina - AVALIAÇÃO / ENCERRAMENTO

Com o objetivo de refletir sobre a práxis do professor cursista, a partir das contribuições do Programa GESTAR, iniciamos nossa décima primeira oficina do ano no dia 17 de dezembro.

Explicitamos o objetivo da mesma e apresentamos o roteiro que orientaria todas as nossas atividades. Para sensibilizarmos os presentes, utilizamos a dinâmica da viagem e, através do uso de diversas gravuras, vivenciamos momentos descontraídos de muita argumentação.

Ao realizarmos a atividade do espelho, visualizamos nas feições de cada um diversas expressões, todas indicativas de muita reflexão.


Continuando o trabalho, passamos para o momento do preenchimento do questionário e dos instrumentos avaliativos (autoavaliação e avaliação do Programa GESTAR II).
Finalizada essa etapa, distribuímos para os cursistas bolas de soprar de diferentes cores para realizarmos uma dinâmica que culminou num interessante e fraternal abraço coletivo.

Encerramos essa última oficina do ano com um momento agradável de confraternização com a certeza de que muitas foram as conquistas em 2009 e que várias são as expectativas para 2010.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Décima Oficina - Gramática


A nossa 10ª oficina teve como objetivo discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise linguística. Foi realizada no Auditório da DIREC24 e, para acolher os cursistas, utilizamos o poema “Criação” de Gilberto Mendonça Teles.

Como de praxe, falamos sobre objetivo e apresentamos o roteiro de trabalho. Utilizamos também excertos de poemas ou declarações de autores sobre Gramática para fundamentar nossas discussões.

A exibição da charge “cotidiano_aula_de_portugues”, sobre a reforma ortográfica foi bastante interessante e favoreceu a explanação sobre o tema a ser trabalhado nessa manhã.

Continuando a sensibilização, apresentamos o enunciado “Morda a Minha Língua” e, em seguida, ouvimos a música de título semelhante da autora Eliana Printes. A partir desse material, diversos comentários foram tecidos buscando estabelecer relações entre a letra da música e o dia-a-dia do professor, dentre outras.

Discutindo conceitos, mobilizamos os conhecimentos prévios dos presentes sobre o assunto proposto, dando margem para, em seguida, a formação de grupos enfatizando os tipos de gramática (interna, descritiva e normativa) e os de ensino (produtivo, reflexivo e prescritivo).

A participação dos presentes foi sendo intensificada a cada etapa proposta inclusive no momento da socialização do texto de referência – TP2 (págs. 36 e 37).

Demos prosseguimento analisamos um texto de um aluno, com o qual exploramos o ensino reflexivo da gramática, o trabalho com leitura e produção textual e a análise linguística em sala de aula.

Vários comentários foram tecidos durante todo o encontro, abordando sempre a idéia de concessão, situação contrária, companhia e as condições características momentâneas do sujeito.

Mobilizando os cursistas para a próxima oficina e solicitando a avaliação do encontro, encerramos nossos trabalhos.

Em relação à análise crítica do encontro, dessa vez deixo por conta dos registros feitos no instrumento avaliativo entregue aos cursistas, cuja transcrição encontra-se postada no espaço comentários deste blog.

sábado, 5 de dezembro de 2009

3º Encontro SEC-IAT/UNB com Formadores do GESTAR II

Com o intuito de finalizarmos o curso junto à UNB, nos encontramos nos dias 03 e 04 de dezembro, no espaço da UCSAL – Universidade Católica do Salvador, Campus Pituaçu: especialistas UNB, Coordenação Estadual do GESTAR e Formadores da Bahia.
Esse momento foi de suma importância, pois individualmente - sob a coordenação da Especialista da UNB Isabel Ferreira, nesse caso de Língua Portuguesa - pudemos expor o trabalho realizado no ano de 2009 em nossa DIREC salientando avanços, dificuldades e planejamentos .

Após abraços e saudações pelo reencontro, iniciaram-se as apresentações por ordem de DIREC. No meu momento, para ilustrar o trabalho desenvolvido, utilizei um banner e, em data show, a exibição do blog/portfólio. Durante a exposição verbal busquei enfocar as informações pertinentes aos pontos fortes do programa e os pontos a melhorar; dificuldades encontradas e, consequentemente o que foi feito para saná-las.

Durante toda a exposição, procurei enfatizar a construção/atualização do blog como instrumento ímpar de crescimento profissional bem como a importância do incentivo aos cursitas em relação à postagem de comentários vistos como intervenções que primam pelo estímulo à produção textual. Verdadeiros feedbacks.

Essa apresentação foi encerrada com a exposição das propostas que temos enquanto DIREC24 para 2010 o que abrange oficinas com um tempo maior entre elas, estudos mais sistematizados, empenho para que seja possível a realização de plantões pedagógicos, ampliação do espaço do blog para postagem de produções dos cursistas e comentários dos alunos sobre o programa, dentre outras.






Ao longo dos dois dias, todos os profissionais fizeram suas apresentações e ficou latente a força do Programa GESTAR no estado, a sua importância para a melhoria da prática pedagógica e consequentemente do crescimento profissional de todos os envolvidos.




Ao final, ficou a agradável sensação de mais uma etapa concluída.