domingo, 22 de novembro de 2009

9º Encontro – Discutindo as variantes linguisticas: dialetos, registros e equívocos



O encontro realizado no dia 19 de novembro, 9ª oficina – Variação Linguistica foi bastante descontraído e produtivo.
Começamos com a apresentação do objetivo e do roteiro, momento que se repete em todos os encontros e enfatiza a importância do planejamento.

O acolhimento com a atividade “Gírias na Academia Brasileira de Letras” e a mobilização dos conhecimentos prévios dos cursistas com o uso de frases específicas abordando variação lingüística, levou-nos a inúmeras discussões e já deu pistas que a oficina seria bastante significativa.


A formação de grupos, a construção de um pequeno texto e a análise de falas de supostos personagens diante de uma situação onde se caracterizou o preconceito linguístico deu margem a reflexões importantes que permearam todo o trabalho.



O espaço destinado ao estudo do Texto de Referência (variações linguísticas – níveis e tipos; variações dialetal, regional, de caráter social e profissional, etária, de registro e grau de formalismo e modalidades de uso e sintonia) ampliou ainda mais os conhecimentos dos presentes e foi bastante enriquecedor. Após o estudo por grupos, no momento da socialização os professores sentiram-se bastante à vontade para explanar suas conclusões, sugeriram atividades do TP ou AAA e, também, sugeriram livros (Preconceito Linguistico e Dramática da Língua Portuguesa de Marcos Bagno, dentre outros) e o filme “Tapete Vermelho”, Europa Filmes, 2006, que abordam o conteúdo em questão.

(Para aguçar nossa vontade de assistir ao filme sugerido, vejamos abaixo um comentário sobre o mesmo retirado em 22/11/09 do site: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ pde/arquivos/17-2.pdf?PHPSESSID=2009071412071141: ”Tapete Vermelho” é um excelente filme para se trabalhar com a diversidade cultural e linguística, pois ele resgata essa cultura popular, valorizando tanto o cinema quanto a música sertaneja e o folclore de uma forma muito poética e apaixonante.)

Após esses momentos, enfatizamos o tópico VI da matriz de referência da Prova Brasil – Variação Linguistica, descritor 13 – Identificar as marcas linguisticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


Sistematizamos os assuntos abordados com o uso de frases de diversos autores como Stella Bortoni, Marcos Bagno dentre outros e do quadro extraído do Livro “Os Níveis de Fala” de Dino Pretti que aborda as variedades linguisticas geográficas e socioculturais.

Encerramos o encontro mobilizando os docentes para a próxima oficina e entregando a avaliação que, posteriormente foi recolhida e estará registrada no espaço comentários desse blog.

Vale dizer que, a cada novo encontro percebemos o envolvimento e satisfação dos cursistas, apesar de registrarem que, como os encontros tem sido realizados semanalmente, surgiu a dificuldade de realizar estudos individuais de forma mais sistemática, tendo em vista que muitos só possuem o horário destinado à oficina para atividades complementares e, outros, por morarem em outro município, devido ao deslocamento, não podem utilizar o turno vespertino para tal ação.

6 comentários:

Cursistas GESTAR II - LP / 9ª Oficina disse...

Orra, meu, eu achei que a oficina de hoje foi...

*R1/ ...massa, minha linguagem foi citada e muitas outras, tô voando nas opções de atividades. Legal mesmo.

*R2/ ... descontraída e instrutiva.

*R3/ ... extrovertida e proveitosa.

*R4/ ...um barato. As apresentações foram ótimas, com a participação de todos. Foi muito legal mesmo. Variação linguistica é muito interessante.

*R5/... excelente, descontraída, interativa, pois aprendemos que a linguagem deve estar em sintonia com o seu interlocutor e fizemos reflexão sobre as diversas variedades linguisticas.

*R6/ ... do barulho!!! Cara, esse lance de variação linguistica, dialietos é TDB!!! Valoriza meu jeito de falar, pô meu, é surreal. Mais uma vez valeu a pena deixar meu tempo pra tá aqui! Foi irado!

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Cursista GESTAR II - LP / 9ª Oficina disse...

Barbaridade, tchê, a oficina de hoje foi...

*R1/ ... supimpa!! Bacana!! Mó barato! RSRSRSRSRSRS
Judite, a oficina de hoje foi simplesmente maravilhosa, pois as possibilidades discutidas para se trabalhar as variações linguisticas poderão ser aplicadas no cotidiano de nossas escolas. Esta foi a oficina que mais gostei.

R = Resposta
* Avaliação sem identificação

Cursistas GESTAR II - LP / 9ª Oficina disse...

Uai, a oficina de hoje foi um trem...

*R1/ ... um trem tão bão!

*R2/ ... nossinhora! Ouvi tantos "falares" ... Impressionante mesmo foi a história de Paulinho. Engraçado que todo mundo tentou de algum modo explicar como ele falava. Era o "falar diferente" que todo mundo deveria entender. Mas nem todo mundo entende, sô!

**R3/ ... novidadi sô, a formadora mostrou como nossa fala podi ser aproveitada como estudo na educação, sô. Daí, foi muito interessante, uai.

**Profª Ina Telma

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Cursistas GESTAR II - LP / 9ª Oficina disse...

Oxente, eu achei que a oficina de hoje foi...

*R1/ ... maravilhosa, pois as atividades desenvolvidas nos proporcionou muitos conhecimentos e habilidades para a transmissão de conhecimentos para nossos alunos.

*R2/ ... pôrreta, deu prá nóis ficar bem mais sabido, uai...

*R3/ ... muito legal! Adorei!
Foi de fato diferente, aprendi muito sobre a variedade linguistica. A socialização dos conhecimentos práticos foi enriquecedora. Houve muita dinâmica da organização das equipes e os materiais são excelentes! Oxente Jú, você é demais!!

*R4/ ... porreta! Pruquê eu adoru esse nogócio de poder dizê que us erru são diferença! Ué?! Escrevi errado? Não! Diferenti!

*R5/ ... bem interessante, porque explorou a diversidade linguistica fazendo-nos compreender o quanto é importante trabalhar essa temática na sala de aula.

*R6/ ... 10 (dez). Rica em atividades, discussões, apresentaçãoes e exemplos. Nos incentiva, inova e desenvolve dando oportunidade de entender e falar diariamente, e assim falcilita o melhor entendimento.

**R7/ ... porreta, bixim! Falamu di uma tar di variação linguistica i o povu, faladô que só vendu, não parou a língua - moss, i não é qui era pra falá da língua mesmu...
Eita, bixim, cê precisava de vê qui belexura di oficina tivemu hoji!!! Abraçu procê.

**Profª Valeska

***R8/... porrêta! Achei o máximo a atividade sobre Paulinho, a forma como foi feita a identificação dos personagens. É importante estarmos sempre discutindo sobre variação linguística para melhor entendermos como realizar o trabalho em sala, não importando se trabalhamos com gramática ou não.
*** Profª Rozânia

R = Resposta
* Avaliação sem identificação

Isabel Cristina disse...

Judite, seu blog é 10! Gosto muito da sua escrita,parabéns!!! Estou ansiosa pela sua apresentação, pois, estou segura de que você te muito o que mostrar. Bjks e até breve

N@nd@ disse...

Infelizmente eu não pude estar presente nesta oficina, mas não poderia deixar de estudar o material e o resumo das atividades desenvolvidas. O blog me ajudou muito... Parabéns Judite, parabéns colegas!