quinta-feira, 15 de abril de 2010

15ª Oficina de Língua Portuguesa

A segunda oficina do mês – TP3, Unidade 11 e 12, objetivou a caracterização de sequencias tipológicas e a discussão da interrelação entre gêneros e tipos textuais.
O momento de acolhimento foi interessante pois possibilitou o contato dos cursistas com textos preditivos, segundo eles, ainda pouco utilizado em nossas salas.

A produção seguinte – construção de uma previsão para seu signo – propiciou dar informações sobre o tipo textual acima citado, bem como iniciar a apresentação dos demais: narração, descrição, injunção e dissertação (exposição e argumentação).
Apesar de serem conteúdos conhecidos, no momento da fundamentação teórica alguns docentes enfatizaram a desconstrução do conceito de descrição, salientando a informação acerca da simultaneidade presente nesta tipologia o que deu margem para a abertura de discussão pertinente à sequencias tipológicas.
A proposta de análise do texto de Jô Soares (Composição: o salário mínimo) favoreceu a vivência da construção de argumentos por dois grupos e, também, a apresentação de sugestões de atividades tendo como fio condutor o referido texto, pelos dois grupos restantes. Vale ressaltar que as equipes estiveram atentas aos tópicos e descritores contemplados da matriz de referência de Língua Portuguesa.

Neste encontro também foi apresentada a aula 8 do AAA3 no intuito de sensibilizar o docente para o estudo e trabalho com sequencias tipológicas.
Em seguida, procuramos sistematizar os conteúdos trabalhados na oficina ressaltando como os gêneros são utilizados em diferentes situações comunicativas e como sua composição tipológica não é homogênea nem previsível.

Encerramos os trabalhos solicitando aos cursistas que avaliassem a oficina através da construção de um texto utilizando sequencias tipológicas variadas, considerando em sua produção a análise do conteúdo trabalhado, as estratégias e discussões vivenciadas, bem como participação, envolvimento e troca de conhecimento entre os presentes.

É possível afirmar com base nas avaliações que o encontro foi interativo e contemplou os objetivos previstos.

0 comentários: