quinta-feira, 8 de abril de 2010

14ª Oficina - TP2 – Unidade 3 e 4 (Artes e Linguagem Figurada).



Nesse encontro, que aconteceu de forma dinâmica e interativa, pudemos discutir as formas, características e funções da arte na vida cotidiana, bem como identificar as várias possibilidades do uso da linguagem figurada.

Para acolher os professores, utilizamos um slide com “esculturas em sabonete” tendo em vista que a programada (Ron Mueck) não foi possível apresentar pois a conexão com a internet não funcionou. Durante a exibição vários comentários foram tecidos sobre as sensações despertadas pelas imagens.

Continuamos explicitando o objetivo da oficina e fazendo a leitura do roteiro.

Para mobilizar os conhecimentos prévios dos cursistas, levantamos reflexões acerca do que é arte, onde a encontramos, como ela se manifesta e qual a sua função. Nesse momento e durante toda a oficina o grupo participou bastante. Os objetos apresentados em seguida propiciaram diversos comentários e reflexões sobre o que é uma obra de arte.

Sistematizando, usamos slides que abordaram uma obra de René Magritte – O cachimbo – e suas reflexões. Também aproveitamos para embasar nossa discussão sobre o que é arte; quem faz arte; por que o mundo necessita de arte; como entendemos a arte; o que é estilo de arte e as manifestações artísticas.

Já em grupos e utilizando o material para fundamentação teórica constante no TP2 (págs. 77 e 110), foram discutidas as ideias principais dos textos enfocando a arte na vida cotidiana, a expressividade da linguagem cotidiana, as figuras e linguagem literária e os elementos sonoros e sintáticos da expressividade.

Após esse momento, já com a conexão com a internet estabilizada, exibimos o vídeo com a reportagem do JH – Jornal Hoje apresentando as obras de Ron Mueck - Esculturas humanas.

Dando seguimento, trabalhamos com o AAA2 analisando uma atividade proposta.

Aproveitamos também a oportunidade para divulgar e incentivar os professores a participarem da Olimpíada da Língua Portuguesa apresentado slides com informações básicas como prazos, materiais utilizados e links para acesso ao portal respectivo.

A entrega da avaliação da oficina finalizou nosso trabalho e propiciou aos docentes que, de forma artística registrassem o sentimento sobre o encontro.

0 comentários: