quinta-feira, 29 de abril de 2010

16ª Oficina


Realizada no dia 29 do corrente mês, a terceira oficina de abril, TP4 – Unidade 14, contemplou o seguinte objetivo: vivenciar situações de leitura e escrita, refletindo sobre a atribuição de sentidos e os elementos envolvidos no processo de criação do texto.

Para sensibilizar os presentes, conforme planejamento, optamos pelo uso da história de Eva Furnari – A Torneira. Após mobilização prévia e exibição das imagens, indagamos os diversos níveis de leitura apresentando questionamentos tais como: O que ele olha e vê? O que ele olha, vê , interroga e pensa? O que ele olha, vê, associa e ressignifica? Foi um momento importante, pois a partir dele pudemos provocar discussões que permearam toda a manhã.

Como em toda oficina, demos sequência ao trabalho mostrando o objetivo e o roteiro do dia.

Antes da leitura que fundamentaria melhor as discussões, TP4 – págs. 147 e 148, fizemos um levantamento dos conhecimentos dos presentes em relação ao que os alunos gostam de ler, o que lêem, dentre outras questões. Neste momento as falas foram sistematizadas e apontaram diversas angústias dos docentes em suas práticas de sala de aula. A leitura enfatizou muitos pontos já abordados pelos cursistas gerando alguns comentários posteriormente.

Para ratificar o conteúdo abordado, falamos da construção da leitura e da escrita segundo Cátia Martins enfatizando as dimensões textuais e a metodologia em sala de aula: a leitura em momentos distintos (objetiva, inferencial e avaliativa).

Pudemos perceber ao longo do trabalho que todos estavam bastante participativos e envolvidos com as atividades apresentadas, principalmente com o material para formação de grupos: capas de livros e seus comentários.

Após essa abordagem, chegamos à conclusão da necessidade de trabalharmos com livros que realmente despertem o interesse do aluno e, também, da importância do conhecimento do docente em relação aos paradidáticos a serem adotados em suas classes. Foi um momento interessante onde, além dos comentários dos professores sobre as obras (capas e sinopses), várias outras questões foram abordadas como interesse por novas leituras, obras já lidas, dificuldades encontradas para escolha e uso de alguns clássicos.

Como subsídio para a proposta seguinte – trabalhando com o AAA4 – distribuímos um material pertencente às Olimpíadas de Língua Portuguesa e da Revista Nova Escola, edição abril/2010, ambas abordando sequências didáticas. Após breves comentários, os professores analisaram aulas do AAA citado e, em seguida, teceram comentários sobre os objetivos e conteúdos.

Também nesta atividade foi manuseada a Matriz de referência de Língua Portuguesa com a qual os professores identificaram os possíveis tópicos e descritores cobrados naquelas sugestões de atividades.

Para sistematizar o trabalho realizado, apresentamos alguns slides sobre planejamento da escrita. Aproveitamos também para incentivar a participação do docente nas Olimpíadas de Língua Portuguesa apresentando alguns materiais cedidos pela DIREC24.


A avaliação solicitada apontou reflexões acerca da necessidade do docente planejar melhor as atividades, estar atentos para que o trabalho realmente atinja os objetivos propostos, ler mais e mergulhar realmente nesta vivência que é a leitura.

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